A iniciativa visa alinhar e coordenar os encaminhamentos e solicitações de certificados de óbitos
Nesta sexta-feira, 06 de outubro, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (CISMEPA) deu início a capacitação para os médicos das Unidades de Suporte Avançado (USAs) do SAMU e do Serviço de Certificação de Óbitos (SCO), que será implementado a partir do dia 23/10.
Realizado no auditório da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, o evento teve como palestrante o Dr. Carlos Vasconcelos, da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, que abordou como tema o "Correto Preenchimento das Declarações de Óbito", além do Dr. Ricardo Barcelos, coordenador Regional do Posto de Polícia Técnica Científica no Instituto Médico Legal (IML) de Volta Redonda, com foco no correto encaminhamento dos cadáveres para o IML, destacando em quais ocasiões se faz realmente necessária a emissão de declaração de óbito pelas equipes do SCO e do SAMU.
De acordo com Rodrigo Lages, Secretário Executivo do CISMEPA, saber diferenciar essas situações é muito importante para que a Polícia Civil seja acionada da maneira correta em casos de óbitos violentos.
O CISMEPA segue se empenhando em promover melhorias constantes nos serviços prestados pelo SAMU em toda a região abrangida pelo consórcio.
Comments