O Espaço das Artes Zélia Arbex, localizado na Vila Santa Cecília e dedicado a exposições artísticas e manifestações culturais, passará por uma completa renovação. A prefeitura de Volta Redonda deu início à obra de revitalização neste mês, que inclui a instalação de um novo sistema de climatização e a realização de reparos na parte elétrica e hidráulica.
Além disso, a reforma da cobertura, a revitalização da pintura e a renovação do piso fazem parte dos trabalhos em andamento. O prazo estipulado para a conclusão da obra é de três meses, e o projeto foi elaborado pelo IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), sendo financiado com recursos do próprio município. A administração do espaço fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), e essa revitalização era uma demanda antiga dos artistas e produtores culturais que utilizam o local.
O projeto do IPPU visa modernizar, tornar mais seguro e acessível o espaço cultural, que será utilizado através de chamamento público, não apenas para exposições de artes visuais, mas também para eventos como palestras, dança, música, artesanato e literatura, entre outros. Além disso, será criada uma área técnica anexa ao espaço para abrigar as tendas dos artesãos que participam das tradicionais feiras de artesanato da cidade.
Todo o projeto de melhoria foi apresentado no início do ano à Comissão de Projetos do Conselho de Política Cultural de Volta Redonda e recebeu a aprovação dos participantes.
"Ao assumirmos a Secretaria de Cultura em 2021, encontramos o espaço fechado devido à pandemia e com problemas estruturais e de conservação que impediam sua utilização. Diante dessa situação, o prefeito compreendeu a importância do local e autorizou a revitalização da galeria para impulsionar a arte, o turismo e a economia criativa da cidade", finalizou o Secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza.
Comentarios