top of page
Logo Streamer Ousado verde Limão e Preto (1)_edited_edited.jpg
  • Foto do escritorLucas Brandão

GACEMSS abre alas para o “Dia Internacional da Mulher” com apresentação musical: Chiquinha Gonzaga, Uma Mulher Além do Tempo

Dia 8 de março (sexta), às 20h, no Teatro GACEMSS 1 Ingresso promocional - 1 kg de alimento


GACEMSS

Arte: Divulgação - GACEMSS


‘Chiquinha Gonzaga, Uma Mulher Além do Tempo’ é uma ação cultural em que o GACEMSS abre suas portas para homenagear a mulher na cultura, tendo como ícone uma importante personalidade feminina da história e cultura brasileira, Chiquinha Gonzaga. A ação culmina em uma solenidade sobre a importância da temática, seguido da apresentação do espetáculo musical “Chiquinha Gonzaga: Uma Mulher Além do Tempo”, com a pianista volta-redondense Ritta Mendonça.  

 

Será no dia 8 de março (sexta), às 20h, no Teatro GACEMSS 1 com ingresso promocional - 1 kg de alimento - que serão doados à Associação de Mulheres ‘Mariana Crioula’ (ONG localizada em Volta Redonda dedicada a acolher e empoderar mulheres negras).

 

O “Dia Internacional da Mulher” é um marco importante na história mundial representando a força e a coragem feminina. Para celebrar tal data, a proposta faz um recorte no âmbito cultural trazendo para a cena a representatividade de muitas qualidades e lutas da mulher brasileira, mas que reverbera mundialmente e ao longo do tempo, das eras.

 

A apresentação musical “Chiquinha Gonzaga: uma mulher além do tempo” desperta para o olhar do protagonismo feminino sobre diferentes anglos:

 

  • Independência Artística: Chiquinha foi uma compositora e pianista autônoma, buscando independência em uma sociedade que, na época, limitava a participação das mulheres nas artes;

  • Quebra de Estereótipos: Ao se separar do marido, Chiquinha desafiou normas sociais rígidas, mostrando que as mulheres podiam buscar a felicidade pessoal e profissional além das expectativas tradicionais;

  • Engajamento Feminista: Suas músicas muitas vezes refletiam temas femininos e as experiências das mulheres, contribuindo para a expressão artística e a conscientização sobre as questões de gênero;

  • Educação musical: Chiquinha Gonzaga dedicou-se à educação musical, promovendo o acesso das mulheres à formação artística e musical, o que foi crucial para o empoderamento feminino na sociedade da época.

 

Ao difundir tais aspectos, o espetáculo dialoga com mulheres de diferentes gerações, se enobrece pelo caráter histórico-cultural e sensibiliza pela intensidade emocional da obra.

 

Chiquinha Gonzaga


Chiquinha Gonzaga (1847-1935) foi uma compositora, instrumentista e maestrina brasileira. Pioneira musicista, Chiquinha foi a primeira mulher a reger uma orquestra popular no Brasil combinando o popular com o erudito. Foi autora da primeira marchinha de carnaval com letra, "Ó Abre Alas" e, também, fundadora, sócia e patrona da SBAT - Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, ocupando a cadeira n.º 1.

 

Ritta Mendonça


Ritta Mendonça é uma pianista com mais de 50 anos dedicados à música. Com formação técnica em piano clássico pela Faculdade de Música da UFRJ, também se aproximou do estilo popular. Para Ritta, a música tem um poder de cura e de transformação. Assim, dedica-se a trabalhos sociais, artísticos e de musicoterapia.

 

Serviço

Apresentação musical “Chiquinha Gonzaga: uma mulher além do tempo” com a pianista volta-redondense Ritta Mendonça – em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Dia: 08 de março (sexta)

Horário: 20h

Local: Teatro GACEMSS 1

Classificação: Livre

Realização: GACEMSS

 

Ingressos – Site Ingresso Digital

 

Valores

Inteira: 30,00 ou 1kg de alimento

Meia: 15,00 ou 1kg de alimento

Associado Do GACEMSS: 1kg de alimento

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page