top of page
Logo Streamer Ousado verde Limão e Preto (1)_edited_edited.jpg
Foto do escritorLucas Brandão

Hemonúcleo de Volta Redonda pede ajuda da população para evitar queda de doações no início do ano

Unidade, localizada no Hospital São João Batista, está aberta para coleta do sangue de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h; pessoas de 16 a 69 anos podem doar


Foto: Divulgação - Secom/PMVR


O Hemonúcleo de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista (HSJB), pede a ajuda da população para evitar a queda no número de doações no início do ano. Todos os tipos de sangue são importantes para a manutenção do estoque da unidade. Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, em boas condições de saúde, pode doar sangue. O Banco de Sangue está aberto para coleta de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, exceto nos feriados.


A assessora administrativa e responsável pela captação de doadores do hemonúcleo, Cristina Teixeira, relata que neste período do ano, em decorrência das férias de verão, o número de doações cai consideravelmente.


“No início do ano entramos em uma fase de preocupação com o estoque, principalmente, pelo período ser antecedido pelas festas de fim de ano, também responsáveis pela redução no número de doações”, explicou.


Cristina contou que para manter o estoque abastecido vai intensificar a campanha para que os pacientes que irão passar por cirurgias no hospital no mês de janeiro tragam doadores para o hemonúcleo até o dia do procedimento.


“Além disso, pedimos aos familiares dos pacientes internados para tratamento e transfusão de sangue em toda a rede credenciada ao hemonúcleo de Volta Redonda para que ajudem na captação de doadores”, falou.


O Banco de Sangue também conta com o apoio da Pastoral da Saúde, ligada à Igreja Católica, para divulgar a importância de se tornar um doador voluntário de sangue. E, em fevereiro, será retomada a parceria com os colégios e universidades de incentivo à doação entre os jovens.


O coordenador técnico do Núcleo de Hemoterapia, o médico hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, lembrou que o Hemonúcleo de Volta Redonda atende a seis hospitais: o próprio São João Batista, o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR) e o Hospital Dr. Nelson dos Santos Gonçalves (antigo Cais Aterrado), além de um hospital privado no município e duas unidades em cidades vizinhas.


“Precisamos de qualquer tipo sanguíneo. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas”, alertou o médico, reforçando que, antes da coleta, todos passam por triagem clínica.


“Pode doar qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis; também é necessário estar em boas condições de saúde”, avisou Lula.


Veja alguns dos requisitos para ser doador de sangue


- Apresentar documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, ou Carteira de Trabalho);

- Ter entre 16 e 69 anos (adolescentes com idade entre 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis);

- Pesar mais de 50 kg;

- Não estar em jejum;

- Não ingerir alimentos gordurosos;

- Estar em boas condições de saúde (quem apresentar febre, gripe ou outras infecções não deve doar sangue).

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page