top of page
Logo Streamer Ousado verde Limão e Preto (1)_edited_edited.jpg
Foto do escritorLucas Brandão

Morre jovem indígena que sofreu queimaduras em jantar de formatura

Jaqueline Tedesco era conhecida pela atuação em movimentos sociais


Morre jovem indígena que sofreu queimaduras em jantar de formatura

Foto: Divulgação/FUNAI


Morreu nesta sexta-feira (15) a líder indígena Jaqueline Tedesco, de 26 anos, do povo Kaingang, graduada no curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A informação foi divulgada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), que destacou o protagonismo de Jaqueline como primeira estudante indígena a ser eleita em uma chapa do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a primeira a se tornar coordenadora-geral.


Segundo a APIB, era muito atuante no movimento indígena, no nível regional e nacional. Também era engajada na defesa das mulheres, ao acompanhar denúncias, acolher e encaminhar vítimas de violência para o escritório modelo de assessoria jurídica da FURG (EMAJ). Também participou no movimento estudantil, na luta contra o racismo e na defesa da uma residência específica para os estudantes indígenas.


A nota da APIB diz que Jacqueline se formou em direito no dia 9 de março desse ano. Durante a comemoração com família e amigos em um restaurante na cidade de Rio Grande, foi vítima de um acidente que provocou queimaduras em 30% do corpo e veio a falecer hoje.


O grupo pede aos órgãos competentes que investiguem o caso, “para que a morte de Jaqueline não fique impune”.


Em nota, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) também lamentou a morte da jovem. Segundo o órgão, ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Rio Grande (RS) há uma semana. 


"A Funai lamenta essa triste perda e se solidariza com os amigos e familiares de Jaqueline, bem como com o povo Kaingang", diz a nota. 


Fonte: Agência Brasil

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page