Grupo Patinha Feliz, oficina de assistência social e recreação para as crianças estiveram também presentes no evento.
Neste sábado (1), as 8:00 horas da manhã, o 28° Batalhão de Polícia Militar (Batalhão do Aço), localizado na Avenida Nossa Senhora do Amparo em Volta Redonda/RJ, esteve de portas abertas para receber a população e conhecer de perto como funciona o batalhão.
Houve apresentação de viaturas de todos os tipos de serviço que os policiais militares usam, inclusive o blindado "Caveirão". Crianças e adultos puderam entrar para conhecer como é por dentro. Também teve no evento a oficina de assistência social com apoio da OAB para esclarecer dúvidas, presença do curso de enfermagem da ITEC, alunos do curso de odontologia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) para atender os visitantes, o grupo Patinha Feliz que ajuda cães, gatos e suas adoções e também recreação para as crianças.
No batalhão também teve a roda de conversa com o Coronel Martins, explicando que o número de roubos de veículos na região caiu de 25 para 20 entre 2022 e 2023. Roubo coletivo caiu 66,7%, em um ano teve 1262 prisões, 214 menores de idade e 200 armas apreendidas. Após a conversa com o Coronel teve a apresentação da 3ª Seção, que é responsável pela administração dos crimes registrados nas delegacias. O Sargento Spindola também se apresentou, que trabalha no PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) que explicou da extrema importância do programa para a nossa sociedade, pois é através deste programa que crianças e adolescentes são orientados e auxiliados a fazerem escolhas seguras e saudáveis, longe das drogas e da violência.
Major Renata (Ginecologista do Batalhão) juntamente com o Major Felipe (Odontologista), explicaram sobre os seus trabalhos em suas respectivas áreas atendendo os policiais e seus dependentes, através de pequenas cirurgias, exames, tratamento de canal e campanhas de saúde com muita competência.
O Sargento Everton, que faz parte do policiamento do CPAM (Comando de Polícia Ambiental), explicou como é o trabalho da polícia ambiental, também falou sobre a fauna da região e enfatizou o motivo pelo qual a farda do CPAM é camuflada em verde, pois assim o agente na mata fica camuflado e mais protegido aos olhares do inimigo.
Subtenente Amancio, explicando como funciona a P5 (Comunicação Social do Batalhão).
O Coronel Martins elogiou o Subtenente Amancio que é responsável no comando da P5 (comunicação social do batalhão) pelo excelente trabalho de divulgação e organização do evento. Amancio explicou que antigamente as visitações ao batalhão começaram com a presença de crianças e contou sobre a primeira colônia de férias que organizou em janeiro deste ano no local.
Ao final do evento, os visitantes puderam conhecer o estande de tiro inaugurado no dia 26 de maio, que conta com todos os sistemas de segurança e uma extensão de 15 metros para a prática de treinamento dos policiais. Os visitantes também puderam conhecer alguns armamentos que os policiais usam e pegar em mãos o peso de um colete à prova de balas e capacete que os agentes usam.
PMERJ de portas abertas é um evento a nível estadual, abrangendo todos os batalhões do estado do Rio de Janeiro, que ocorreu de 8 da manhã até às 12 horas deste sábado.
Confira abaixo algumas Fotografias do PMERj de Portas Abertas:
Campo de futebol com as viaturas que a PMERJ utiliza.
Estande de tiro do batahão.
Explicação sobre os armamentos não letais.
Colete à prova de balas, capacete e acessórios como abafadores e óculos de proteção utilizados no estande de tiro.
O Batman esteve presente para alegrar as crianças.
Comentarios