top of page
Logo Streamer Ousado verde Limão e Preto (1)_edited_edited.jpg
Foto do escritorLucas Brandão

SAAE de Volta Redonda promove seminário com profissionais de outros municípios da região

Capacitação no auditório da autarquia foi sobre nova portaria do Inmetro que trata da potabilidade da água.



O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) promoveu nesta semana, em seu auditório, no bairro Aterrado, um seminário sobre a Portaria 155 (de 30 de março de 2022), do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que aprova o Regulamento Técnico Metrológico consolidado para medidores (hidrômetros) para consumo de água potável. Participaram cerca de 40 profissionais do Saae de Volta Redonda e dos municípios de Angra dos Reis, Barra Mansa, Barra do Piraí e Três Rios.


“A nova portaria trata da potabilidade da água, já que altera alguns parâmetros e vai unificar com as portarias internacionais, tratando de forma universal. Além disso tem o prazo para as empresas e concessionárias se adequarem”, explicou o gerente de controle de água e esgoto do Saae-VR, Silvino Gandos.


A capacitação foi realizada por representantes da Hidrogerais, de Minas Gerais – fabricante de hidrômetros; e da Sihune Serviços de Engenharia e Inspeção – laboratório mineiro de inspeção de hidrômetros. Geraldo Noronha, que é sócio-gerente da Hidrogerais, explicou que durante o seminário foram abordadas as mudanças com a nova portaria, como novas nomenclaturas, adequações necessárias, prazos, entre outros tópicos.


“Volta Redonda é uma referência para o estado do Rio no serviço de água, pela qualidade dos serviços. Já conheço há bastante tempo, tem a questão da logística, mas o principal é a referência e excelência na prestação de serviço da cidade”, afirmou Geraldo.


O diretor-presidente do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza, o PC, comentou que o seminário foi realizado em momento ideal, por conta de novos investimentos que a autarquia está realizando.


“De todos os municípios participantes, somos o único que temos a bancada de hidrometria, ou seja, a gente testa todos os hidrômetros que a gente compra. E estamos mudando para uma bancada moderna, digital e essa adequação da nova lei de potabilidade vai exigir muitas modificações. E a nova bancada já atende esses novos parâmetros, e nós do Saae nos sentimos orgulhosos pela autarquia ser identificada como referência”, disse PC.

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page