top of page
Logo Streamer Ousado verde Limão e Preto (1)_edited_edited.jpg
  • Foto do escritorLucas Brandão

Em Volta Redonda, pacientes que possuem comorbidades estão passando por cirurgias de catarata.


No sábado (8), ocorreram cirurgias de catarata no Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, envolvendo vinte e oito pacientes com comorbidades. Essa ação faz parte do projeto Revi-VER, que já realizou mais de 12 mil cirurgias pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade, possibilitando que milhares de pessoas recuperassem a visão.


De acordo com Sebastião Faria, diretor geral da unidade médica, esses pacientes são idosos e apresentam condições médicas adicionais, como problemas cardíacos, hipertensão arterial, AVC, Alzheimer e Parkinson. Devido a essas condições clínicas, é necessário sedá-los para as cirurgias, que são realizadas no centro cirúrgico do HSJB.


O Revi-VER existe há dois anos e tem beneficiado muitas pessoas em Volta Redonda. Além das cirurgias, o projeto oferece exames pré e pós-operatórios, bem como o uso do YAG laser, também conhecido como "limpeza da lente", quando necessário após a cirurgia de catarata.


O prefeito Antonio Francisco Neto enfatizou a importância desse projeto, afirmando que ele acabou com a lista de espera e beneficiou muitas pessoas que esperavam há anos por uma cirurgia. Ele também mencionou o plano de estabelecer um Centro Municipal de Atendimento de Oftalmologia no Estádio da Cidadania, visando ajudar mais pessoas a recuperarem a visão.


Para participar do programa, qualquer residente de Volta Redonda que tenha sido diagnosticado com catarata pode se inscrever. A pessoa ou um membro da família deve procurar o DIPA, localizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no antigo hospital Santa Margarida, no bairro Niterói. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário levar o cartão do SUS ou CPF e um documento com foto do paciente.


Aqueles que já se cadastraram para a cirurgia de catarata não precisam renovar a solicitação no DIPA. Todos os indivíduos na lista de espera serão convocados para o procedimento por meio de comunicação oficial da Secretaria de Saúde.


A prefeitura de Volta Redonda também informa que não há orientação para que as pessoas procurem atendimento diretamente na Ilha São João ou no HSJB.

4 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page