No sábado (8), ocorreram cirurgias de catarata no Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, envolvendo vinte e oito pacientes com comorbidades. Essa ação faz parte do projeto Revi-VER, que já realizou mais de 12 mil cirurgias pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade, possibilitando que milhares de pessoas recuperassem a visão.
De acordo com Sebastião Faria, diretor geral da unidade médica, esses pacientes são idosos e apresentam condições médicas adicionais, como problemas cardíacos, hipertensão arterial, AVC, Alzheimer e Parkinson. Devido a essas condições clínicas, é necessário sedá-los para as cirurgias, que são realizadas no centro cirúrgico do HSJB.
O Revi-VER existe há dois anos e tem beneficiado muitas pessoas em Volta Redonda. Além das cirurgias, o projeto oferece exames pré e pós-operatórios, bem como o uso do YAG laser, também conhecido como "limpeza da lente", quando necessário após a cirurgia de catarata.
O prefeito Antonio Francisco Neto enfatizou a importância desse projeto, afirmando que ele acabou com a lista de espera e beneficiou muitas pessoas que esperavam há anos por uma cirurgia. Ele também mencionou o plano de estabelecer um Centro Municipal de Atendimento de Oftalmologia no Estádio da Cidadania, visando ajudar mais pessoas a recuperarem a visão.
Para participar do programa, qualquer residente de Volta Redonda que tenha sido diagnosticado com catarata pode se inscrever. A pessoa ou um membro da família deve procurar o DIPA, localizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no antigo hospital Santa Margarida, no bairro Niterói. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário levar o cartão do SUS ou CPF e um documento com foto do paciente.
Aqueles que já se cadastraram para a cirurgia de catarata não precisam renovar a solicitação no DIPA. Todos os indivíduos na lista de espera serão convocados para o procedimento por meio de comunicação oficial da Secretaria de Saúde.
A prefeitura de Volta Redonda também informa que não há orientação para que as pessoas procurem atendimento diretamente na Ilha São João ou no HSJB.
Comments