top of page
Logo Streamer Ousado verde Limão e Preto (1)_edited_edited.jpg
  • Foto do escritorLucas Brandão

Volta Redonda completa hoje 69 anos, conheça sua história


Volta Redonda

No ano de 1727, os jesuítas delimitaram a Fazenda Santa Cruz, situada nas terras baixas que ainda são conhecidas por esse nome, ao atravessarem a Serra do Mar. Esse acontecimento marcou o início da colonização do Médio Vale do Paraíba. No ano seguinte, uma estrada foi construída para ligar o Rio de Janeiro a São Paulo.


Somente em 1744, contudo, os primeiros exploradores deram o nome de Volta Redonda à curva peculiar do Rio Paraíba do Sul. Nessa época, a região era habitada somente por garimpeiros em busca de ouro e pedras preciosas.


Grandes propriedades rurais foram estabelecidas na área, algumas delas com nomes que permanecem até os dias atuais, como Três Poços, Belmonte, Santa Cecília, Retiro e Santa Rita. Entre os anos de 1860 e 1870, a navegação pelo Rio Paraíba do Sul atingiu seu auge entre as cidades de Resende e Barra do Piraí. Ao mesmo tempo, os trilhos da Estrada de Ferro D. Pedro II alcançaram as cidades de Barra do Piraí e Barra Mansa.


Cerca de 1875, o povoado de Santo Antônio de Volta Redonda começou a experimentar um crescimento significativo, com quase vinte estabelecimentos comerciais. As primeiras aspirações de independência da vila surgiram em 1874, quando os moradores buscaram a elevação do povoado para a categoria de freguesia. No entanto, foi somente em 1926 que Volta Redonda alcançou sua estabelecimento definitivo como oitavo distrito de Barra Mansa.

Em 1941, teve início o processo de industrialização de Volta Redonda, quando foi escolhido como o local para a instalação da Usina Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), durante a Segunda Guerra Mundial, marcando o início da industrialização no Brasil.

Volta Redonda antigamente

Esse interessante fenômeno geográfico, conhecido como Volta Redonda, que já foi lar de nações indígenas como os Puris e Acaris, e que testemunhou a presença de exploradores, barões do café, escravos, barqueiros e agricultores, agora dava lugar aos operários vindos de diferentes partes do país. Os novos habitantes logo perceberam a desvantagem de depender do município central em 1954. Após uma série de manifestações políticas, Volta Redonda conquistou sua emancipação em 17 de julho, marcando um novo capítulo no desenvolvimento de sua história.


Em 1973, o município foi designado como Área de Segurança Nacional, condição que persistiu até 15 de novembro de 1985, quando as eleições diretas para prefeito foram restauradas.

CSN

E para comemorar a sua história, a prefeitura de Volta Redonda elaborou datas festivas por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), trazendo grandes shows para animar a população. Contendo apresentações gratuitas entre os dias 15 a 18 de julho, na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília.


No sábado (15), teve a banda de rock cristão Rosa de Saron. No dia seguinte (16), foi a vez do músico Frejat, na segunda-feira (17), a partir das 21h o cantor Diogo Nogueira embalando as comemorações de aniversário da cidade. Já o encerramento será o cantor gospel Fernandinho, que promete animar a galera na terça-feira (18).


Bolo de 6,5 metros de Volta Redonda, 69 anos

O evento também contou com o tradicional bolo gigante, neste ano com 6,5 metros de comprimento, além de aulão de ginástica para idosos, parque infantil com brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, cama elástica e apresentação de teatro com a Patrulha Canina.


Aqui fica nossa homenagem do Foco VR à Volta Redonda contando um pouco da sua história que possui muita bagagem histórica, cultural e que está em constante crescimento econômico. Um berço de muitos talentos que já foram a mundo afora.

36 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page